Outeiro Secano em Lisboa

Agosto 25 2014

Em 41 anos que levo de residente em Lisboa, jamais me lembro de a ver tão povoada a um domingo às seis da tarde, e a fotografia da rua Augusta retirada do seu arco do triunfo, é ilustrativo dessa realidade.

Mas não é só a rua Augusta, porque se formos ao novo espaço criado na Ribeira das Naus, vemos os estrangeiros deitados nas escadarias apanhando o sol, fazendo lembrar as focas da baía de S. Francisco na Califórnia.

Com efeito Lisboa está na moda, e o facto de recentemente ter sido objecto de reportagens em revistas da especialidade americanas, tornou-a num local de referência para os turistas, tanto europeus como de outros continentes.

Depois, Lisboa é também uma cidade muito fotogénica, quer seja do castelo de S. Jorge, do Elevador de Santa Justa, dos vários miradouros; de S. Pedro de Alcântara, Santa Catarina, da Graça ou de Alfama ou agora do arco do triunfo da rua Augusta, Lisboa está sempre a fazer pose às objectivas dos turistas.

Oxalá agora as pessoas e o comércio em particular, estejam à altura de receber este fluxo de visitantes, pois está visto que o turismo, pode ser um dos factores de alavancagem da nossa economia.

Mas Lisboa não deve ser apenas visitada pelos turistas estrangeiros, tanto mais que, é aqui que está uma grande parte da nossa história. Estas duas fotos são ilustrativas disso, elas representam a requalificação da cidade após o terramoto de 1755, sendo os seus arquitectos, primeiro Eugénio dos Santos e após morte deste a obra foi continuada por Carlos Mardel.

Para os conterrâneos que queiram visitar Lisboa e ficar a conhecer melhor a sua história, aqui ficam os meus préstimos para dentro das minhas disponibilidades profissionais, ser o seu cicerone. 

publicado por Nuno Santos às 08:25

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
16

18
21

30



links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO