Outeiro Secano em Lisboa

Janeiro 06 2014

Longe vai o dia 23 de Julho de 1966, nessa manhã tinha havido trabalhos em casa dos meus pais, já não me recordo bem qual foi a tarefa realizada, mas presumo ter sido a apanha de batatas. Era costume em casa dos meus pais, esses trabalhos serem comunitários, havendo por isso sempre muitos vizinhos a ajudar.

Recordo-me que depois do almoço, os homens em vez de cada um recolher às suas casas para dormirem a sesta, foram todos para nossa adega deitando-se em cima das canas de milho e o meu pai colocou o velho rádio Philips sobre uma das paredes do lagar, com o som bem alto, porque às 15 horas dava o relato do Portugal – Coreia do Norte.

Os portugueses andavam eufóricos, pois apesar de ser a primeira vez que estávamos numa fase final do campeonato do mundo, já tínhamos deixado para trás dois candidatos, a Hungria e o Brasil, de modo que apesar da Coreia do Norte ter eliminado a Itália, estávamos todos esperançados de que lhe ganharíamos facilmente.

Só que o futebol tem muitos imponderáveis e ao intervalo, Portugal perdia por 3-2. Apesar do vinho estar ali na pipa bastando rodar a torneira, a marcha do resultado não dava vontade a ninguém para comemorar.

Recomeçada a partida apareceu então uma estrela, não aquela que guiou os pastores ao presépio, mas o Eusébio que nos guiou à vitória, marcando quatro golos, o quinto foi marcado por José Augusto.

A alegria que nesse dia nos invadiu pelo feito de Eusébio, é a tristeza que hoje nos assola pela sua morte com apenas setenta e dois anos de idade. O Eusébio foi um desportista de eleição, apesar de a mim particularmente me ter causado alguns desgostos, quando marcava golos ao meu Sporting. Contudo desejo do fundo do coração que descanse em paz, e que a sua postura sirva de exemplo a todos quantos se reveem neste desporto, que é o futebol e o vivam com o desportivismo como ele o viveu, razão de ter sido tão querido em todo o mundo e num dado momento, juntamente com Amália, serem uma referência de Portugal no mundo.

A toda a família benfiquista, e muito em especial a sua família pessoal os meus sentidos pêsames.

 

publicado por Nuno Santos às 00:35

estava a ler um livro que tinha começado ontem à tarde quando toca o telefone era o carlos alberto de vilarinho do bairro e com a voz meio diferente pergunta-me se estava a ver a rtpeu disse não e ele respondeu o eusébio morreu a conversa ao contrário de outras vezes foi curta ele desligou e eu li até ao fim do capitulo e não consegui ter ação para ligar a tv
dia 2 foi dia que minha mãe partiu ontem teve a missa então desde quinta que eu não estava muito bem fiquei um pouco amuado e não almocei tu não vais comer nada não era a resposta estás a passar mal não
mas aí liguei a tv e lá estava o que eu não queria ver
só tenho a dizer duas coisas o mundo dos decentes está ficando cada vez menor
ao contrário o mundo dos pilantras dos mau caráter esta cada vez maior o mundo dos blatter dos platini dos pelé e muitos mais
como disse o toni duas palavras saudade e obrigado
mas o meu obrigado é um obrigado de uma infancia e juventude onde havia muito pouco mas havia o eusébio
paz à sua alma e até qualquer dia
vasco sobreira garcia a 6 de Janeiro de 2014 às 01:40

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Janeiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
14
15
16
18

20
21
23
24
25

26
28
30


links
pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO