Outeiro Secano em Lisboa

Fevereiro 26 2014

 

O Benfica está a passar neste ano de 2014, por um período de pesar e consternação, em contraciclo com o seu desempenho desportivo, onde lidera isolado com cinco pontos de vantagem, o campeonato. Depois da morte de Eusébio, ocorrida no início do mês de janeiro, faleceu ontem na cidade do Maputo em Moçambique Mário Coluna, um outro símbolo do clube, o eterno capitão também conhecido por “monstro sagrado”. Ambos moçambicanos, mas ao contrário de Eusébio, depois da independência de Moçambique, Mário Coluna assumiu o seu país natal, como país de eleição, tendo exercido cargos de relevo, nomeadamente, o de presidente da Federação de Futebol Moçambicana.

Embora não atingisse o prestígio internacional do seu compatriota Eusébio, no clube foi uma figura de referência, sendo o capitão de equipa, cargo que herdou de José Águas.

Esse estatuto teve-o também na selecção nacional, fazendo parte da célebre equipa dos “magriços” que ficaram em terceiro lugar no mundial de 1966. Mas tudo na vida é efémero, e apesar de Mário Coluna ter dedicado a sua vida ao Benfica, ajudando a conquistar duas taças de campeão europeu, o Eusébio só ganhou uma, ambos tiveram um final de carreira pouco glorioso, e pouco reconhecido. O Eusébio jogou ainda no União de Tomar e Beira Mar, o Coluna jogou um ano no Olympique de Lyon e no Estrela de Portalegre, um sinal de que nem sempre os clubes, preservam os seus heróis. Mas como vivemos tempos em que a imagem e as marcas contam muito, as últimas direcções recuperaram a imagem desses dois heróis, não deixando também de ganhar com isso em prestígio e merchandise.   

Mário Coluna faleceu com apenas 78 anos de idade, e as duas mortes tão próximas, não deixa de ser uma estranha coincidência, até parece que o Eusébio, estava a sentir a sua falta na equipa, como aconteceu durante tantos anos que jogaram juntos, no Benfica e na selecção. Que descanse em paz.

publicado por Nuno Santos às 19:09

pois é nuno depois de pavão livramento torres e agora esses dois monstros sagrados lá vão indo alguns dos que fizeram a minha alegria de muito jovem
quanto ao fernando tordo eu disse cavalgada e não estava muiro longe pois como tu disseste é cavalo à solta e por sinal muito bonita
já agora um bom carnaval
vasco sobreira garcia a 28 de Fevereiro de 2014 às 23:53

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
15

16
21
22

23
25
27
28


links
pesquisar
 
blogs SAPO