Outeiro Secano em Lisboa

Fevereiro 26 2014

 

O Benfica está a passar neste ano de 2014, por um período de pesar e consternação, em contraciclo com o seu desempenho desportivo, onde lidera isolado com cinco pontos de vantagem, o campeonato. Depois da morte de Eusébio, ocorrida no início do mês de janeiro, faleceu ontem na cidade do Maputo em Moçambique Mário Coluna, um outro símbolo do clube, o eterno capitão também conhecido por “monstro sagrado”. Ambos moçambicanos, mas ao contrário de Eusébio, depois da independência de Moçambique, Mário Coluna assumiu o seu país natal, como país de eleição, tendo exercido cargos de relevo, nomeadamente, o de presidente da Federação de Futebol Moçambicana.

Embora não atingisse o prestígio internacional do seu compatriota Eusébio, no clube foi uma figura de referência, sendo o capitão de equipa, cargo que herdou de José Águas.

Esse estatuto teve-o também na selecção nacional, fazendo parte da célebre equipa dos “magriços” que ficaram em terceiro lugar no mundial de 1966. Mas tudo na vida é efémero, e apesar de Mário Coluna ter dedicado a sua vida ao Benfica, ajudando a conquistar duas taças de campeão europeu, o Eusébio só ganhou uma, ambos tiveram um final de carreira pouco glorioso, e pouco reconhecido. O Eusébio jogou ainda no União de Tomar e Beira Mar, o Coluna jogou um ano no Olympique de Lyon e no Estrela de Portalegre, um sinal de que nem sempre os clubes, preservam os seus heróis. Mas como vivemos tempos em que a imagem e as marcas contam muito, as últimas direcções recuperaram a imagem desses dois heróis, não deixando também de ganhar com isso em prestígio e merchandise.   

Mário Coluna faleceu com apenas 78 anos de idade, e as duas mortes tão próximas, não deixa de ser uma estranha coincidência, até parece que o Eusébio, estava a sentir a sua falta na equipa, como aconteceu durante tantos anos que jogaram juntos, no Benfica e na selecção. Que descanse em paz.

publicado por Nuno Santos às 19:09

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
15

16
21
22

23
25
27
28


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO