Outeiro Secano em Lisboa

Abril 21 2017

 

O meu filho é um melómano, sobretudo de música alternativa. Enquanto estudante exerceu funções diretivas na rádio e era solicitado frequentemente por colegas que, tinham bandas de garagem, a fim de os ouvir e emitir a sua opinião crítica, sobre algo que tinham criado.

Agora mesmo vivendo no estrangeiro, mantém-se atualizado sobre tudo o que se vai fazendo por cá, em matéria de música. E foi ele quem me chamou a atenção para um projeto que, ao ouvi-lo, me deixou deveras emocionado, porquanto esse género musical “O Cante Alentejano” tem esse condão de me emocionar, mas neste caso mais ainda, por ser cantado no estrangeiro e por estrangeiros.

Claro que tudo isto se deve ao facto do Cante Alentejano, ter sido reconhecido como Património Imaterial da Humanidade, chamando a sua atenção para outros lugares, que não só as vilas e as cidades alentejanas, ou nas imediações de Lisboa, onde vive uma vasta comunidade alentejana.

Por isso é gratificante ver e ouvir homens e mulheres de outras nacionalidades, a cantarem o Cante Alentejano e tão bem, acrescentando essa especificidade de misturar homens e mulheres, coisa que o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento já tinha feito no seu último disco, ao introduzirem a Luísa Sobral num dos temas.

Este grupo constituído em Paris chamou a atenção do Tiago Pereira autor do projeto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” que se deslocou a Paris onde gravou um documentário sobre este grupo, assim como em Portugal onde cantaram com os Cantadores de Pias e da Aldeia Nova de São Bento.

Para disfrutarem dessa preciosidade, aqui ficam alguns links do Grupo de Cantadores de Paris.

 

publicado por Nuno Santos às 09:46

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Abril 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
22

24
26
27
28

30


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO