Outeiro Secano em Lisboa

Março 19 2014

 

Tal como muitos outros dias dedicados a coisas e causas, o dia do Pai, é comemorado em datas diferentes, pelas diversas partes do mundo. Embora seja um dia de comemoração e de agradecimento aos pais, não deixa de ter uma grande conotação comercial, basta ver as montras das lojas, assim como as várias campanhas publicitárias que se fazem, a propósito deste dia.

Porém todos os pais gostam de receber neste dia uma mensagem carinhosa, a minha chegou por skype, que é a forma de uma grande parte dos pais se comunicarem atualmente com os filhos, mas por skype ou de outra forma qualquer, o importante é que se comuniquem, e que ambos  estejam bem, onde quer que se encontrem.

Em Portugal o dia do pai comemora-se hoje dia 19 de Março, seguindo a data religiosa da consagração de S. José, que segundo a bíblia, é o pai de Jesus.

Tempos houve em que Outeiro Seco, mais do que o dia do pai, comemorou-se o dia dos Zés, porque era seguramente o nome mais vulgar da terra. Do programa constava uma cerimónia religiosa em honra de S. José, seguido de um almoço de convívio de todos os Zés da aldeia.

Os primeiros promotores desta iniciativa foram; o Zé Serra, o Zé Regalia e o Zé Costa, mais conhecido na aldeia por Dr. Costa, os dois últimos já falecidos. Infelizmente foi mais uma tradição que se perdeu, pese embora o nome José continue a perdurar. A propósito um abraço fraterno para um dos Zés que, infelizmente não está a passar um bom momento, trata-se no nosso amigo José Ferreira, mais conhecido por Zé do Forno e o desejo de rápidas melhoras.

publicado por Nuno Santos às 13:52

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13
14

16
20
22

24
25
26
28

30


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO