Outeiro Secano em Lisboa

Julho 26 2014

Havia já a expressão do “tiro ao Álvaro” que, é o título de uma bela canção de Elis Regina, mas usada como expressão pejorativa, quando o ministro Álvaro Santos Pereira estava no governo. Agora existe a expressão do “tiro ao Ricardo” pois todos os comentadores e cronistas se atiram a Ricardo Salgado, pela gestão ruinosa que sabe-se agora, exerceu no GES – Grupo Espírito Santo.

De facto tudo na vida é efémero, e se até há menos de um mês Ricardo Salgado além de dirigir um vasto império, merecendo o epíteto de DDT – Dono Disto Tudo, ainda fazia e desfazia governos, agora é um proscrito que está sobre a alçada da justiça, mas, ainda que venha a ser ilibado, já está condenado pela opinião pública.

E ao que parece com toda a justiça, pelos números que têm vindo a público, o banqueiro que era apontado como um modelo, e venerado pelos seus pares, cometeu demasiados erros de gestão, arruinando um negócio que, sendo da família, era também de muitos outros grandes e pequenos investidores, que nele depositavam confiança.

E tudo isto em nome de quê? Talvez caibam aqui os verso de Camões atribuídos ao velho do Restelo.

– Ó glória de mandar / Ó vã cobiça / Desta vaidade a quem chamamos fama / Ó fraudulento gosto, que se atiça / C' uma aura popular, que honra se chama!

De facto Ricardo Salgado esteve no poder até aos setenta anos, a sua liderança chegou a ser contestada no seio da família, nunca se soube as razões, mas sabe-se agora que era lícita essa contestação.

O mais grave disto tudo é que o BdP principal regulador, foi assistindo a tudo isto, impávido e sereno, porque ninguém ousava afrontar o DDT?

 

publicado por Nuno Santos às 08:13

é uma vergonha esse país não para de me surpreender
mas esse banco de portugal não vale nada foi assim com
o bpn agora com obes e qual será o próximo
vasco sobreira garcia a 27 de Julho de 2014 às 21:44

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

14


28


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO