Outeiro Secano em Lisboa

Junho 05 2014
Foto jornal Público

O Prof. João Lobo Antunes jubilou-se na passada terça-feira, dando a sua última aula no auditório Egas Moniz da Faculdade Molecular de Medicina da Universidade de Lisboa. Faço essa referência no meu blogue, porque além do seu protagonismo na sociedade portuguesa, como professor, médico, e escritor, embora nesta área sem o prestígio do seu irmão António, foi mandatário de dois presidentes primeiro do Dr. Jorge Sampaio e depois do Prof. Cavaco Silva, mas porque  privei com ele, em circunstâncias muito especiais.

O Professor é cliente da Nucase, a empresa onde eu trabalho e lhe trata dos impostos, mas por razões de ordem pessoal, por várias vezes estive no seu consultório, da Cuf - Infante Santo.

Dessa relação deu para perceber, de que se trata de uma pessoa muito especial, do ponto de vista técnico e humano, de tal monta  que em 1971, quando Portugal era um país fechado ao exterior, e ao investimento na ciência, para abrir os seus horizontes foi para os Estados Unidos, onde lecionou numa das melhores universidades do mundo.

Anos mais tarde em1984, quando o país se estabilizou democraticamente e decidiu investir no conhecimento, o Prof. João Lobo Antunes foi dos primeiros a regressar, porque segundo ele, amava demasiado este país, e teria de por ao seu serviço, o investimento que o país tinha feito nele, mais os conhecimentos adquiridos no exterior.

O Prof. João Lobo Antunes não foi o único, outros o fizeram entre os quais Alexandre Quintanilha, Manuel Sobrinho Simões e muitos outros, e o país graças à acção do ministro Mariano Gago, deu um grande salto em matéria de ciência e tecnologia.

Infelizmente agora vivemos exemplos contrários, os nossos jovens que adquirem aqui os conhecimentos, são obrigados a ir exponenciá-los lá fora. Um sinal dos tempos que só têm contribuído cada vez mais, para o nosso empobrecimento e um regresso ao passado que todos nós julgávamos, jamais viver.    

publicado por Nuno Santos às 07:50

essa é realmente uma verdade dura de engolir e triste para todos que queriam ver esse país exportar mas não mais os seus filhos e olha ao que voltamos
vasco sobreira garcia a 7 de Junho de 2014 às 18:00

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

16
18
19
20

25
28



links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO