Outeiro Secano em Lisboa

Julho 07 2014

 

Hoje um Filipe de Espanha regressou a Portugal, embora viesse em missão de cortesia e não para ocupar o poder, como acontecera em 1598, vindo desse tempo a expressão, de que “ De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento”.

A razão dessa expressão deve-se ao facto de ter sido um casamento, quem nos fez perder a soberania. Tratou-se do casamento de D. Isabel de Portugal com o rei D. Carlos V de Espanha, e o seu filho Filipe tornou-se no herdeiro dos dois reinos, legitimado nas Cortes reunidas em Tomar.

Esse ditado tem ainda mais consistência, porque já no final da primeira dinastia se vivera uma situação semelhante, quando a única filha de D. Fernando, D. Beatriz casara com D. João I de Castela, que também reivindicou o trono poprtuguês.

Só que nessa altura o povo andava muito descontente com o reinado de D. Fernando e depois da sua mulher Leonor Teles que, após a morte do rei ficara como regente, vindo a aclamar um outro João, mas o mestre de Avis, tornando-se em D. João I de Portugal.

A visita deste Filipe é um gesto de amizade, sendo a segunda visita que faz após a tomada de posse, a primeira visita  fora a Roma, para visitar o Papa.

Recentemente em Espanha uma minoria tem questionado a continuação da monarquia, querendo implementação da república. Mas nos tempos que correm parece-me um pouco relevante, essa questão das monarquias ou da repúblicas.

Em Portugal há mais de cem anos que somos governados pela família Espírito Santo, sem que algumas vez se tenham submetido a sufrágio, os últimos acontecimentos ocorridos com o BES, são disso uma prova evidente.

publicado por Nuno Santos às 13:49

embora não tenha grande simpatia por espanha e inglatera tenho muita simpatia por países monarquicos sou um adepto da monarquia
os socialistas de plantão já ficaram a saber que não me atingem falando mal deste governo porque eu também não gosto dele
como seria bom ter um rei agricultor e não ter que perder tempo nem dinheiro para votar num soares ou sampaio os ss só que para mim muito piores que os ss alemães
eu acho que quase todas as monarquias são em países decentes eu falei quase todas abraço
vasco sobreira garcia a 8 de Julho de 2014 às 00:22

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

14


28


links
pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO