Outeiro Secano em Lisboa

Março 28 2017

20150625_135634.jpg

O meu amigo Lelo Sobreira tem publicado no facebook extratos de leituras bíblicas, embora nada tenha contra, nem vá tão longe como o José Saramago, que, numa entrevista disse que, a Bíblia era um manual de maus costumes, o certo é que também não se deve tomar como verdadeiro, tudo quanto lá se lê.

Curiosamente há meses, numa das minhas idas à terra e assistindo a uma missa por intenções familiares, como era um dia da semana e à falta dos leitores habituais, eu próprio tive de ler as Leituras, sendo que uma delas era uma “ Epístola de São Paulo aos Cristãos de Éfeso”.

Para quem não conhece Éfeso, esta situa-se na atual Turquia, estando a ser objeto de escavações arqueológicas por uma equipa de arqueólogos austríacos, só esperamos que nunca lhe aconteça, o mesmo que à cidade de Palmira na Síria, infelizmente recém-destruída pelos radicais do exército islâmico.

Quem visite Éfeso ou faça uma busca no Google, poderá ver que uma vasta extensão da cidade já está a descoberto, embora segundo os especialistas, corresponda apenas a dez por cento da cidade antiga, a qual no passado fez parte da Grécia Antiga, sendo depois a quinta maior cidade do Império Romano.

Há dois anos tive o privilégio de visitar Éfeso, e a fotografia que ilustra o texto, é dessa altura e do seu anfiteatro, o qual tinha uma capacidade para 16.000 espectadores sentados.

Ora, o nosso guia local um turco natural de Izmir ou Esmirna, por sinal uma cidade bem próximo de Éfeso, disse-nos que o São Paulo, jamais ali pregou, porque nessa época vivia na cidade um grande mercador, pessoa de grande predominância na região, e porque não se convertera ao cristianismo, opôs-se sempre às pregações de São Paulo em Éfeso.

Ora perante estas duas realidades, qual delas é a verdadeira?

publicado por Nuno Santos às 07:30

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

13
14
16
17
18

19
21
23
24
25

26
29
30
31


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO