Outeiro Secano em Lisboa

Abril 18 2014

Este é o dia mais importante da quaresma, o dia em que os cristãos celebram o momento em que Jesus foi julgado, condenado e crucifixado. Por todo o mundo há celebrações alusivas ao acto, algumas até bastante bizarras como acontece nas Filipinas, onde as pessoas se auto flagelam, uma coisa sempre degradante de ver.

Em Outeiro Seco o momento celebra-se com a tradicional via sacra ao calvário, um ritual que ainda hoje agrega muitos aderentes, ao contrário das exéquias da quinta-feira santa onde se celebra a adoração da cruz, e ontem por exemplo, apenas contou com pouco mais de uma dezena de pessoas.

Porém eu tenho outras memórias deste dia, embora nem todas relacionadas com este rito cristão. Recordo-me sobretudo que, durante quase vinte anos, dediquei a manhã deste dia à Corrida da Páscoa, uma prova que chegou a ter uma grande popularidade e pôs Outeiro Seco no mapa e no calendário desportivo do atletismo.

Esta prova além de fazer parte do calendário das provas desportivas do INATEL, estava no Anuário do Atletismo, uma publicação que tinha a data de todas a provas nacionais, e chegou a ser anunciada na revista Atletismo, embora esses anúncios fossem pagos, o nosso era oferecida pelo seu diretor e meu amigo, o Prof. António Campos, administrador da Xistarca, a empresa que mais provas desportivas organiza a nível nacional.

Durante alguns anos a equipa de futebol participava também neste dia, num torneio de futebol em Vila Nova de Veiga, onde chegou a sagrar-se campeã.

Hoje as atenções da aldeia estão todas concentrados na representação do auto da Paixão, a essa hora eu irei sobrevoar essa região, a muitos pés de altura, mas estarei a torcer para que cá em baixo, a representação obtenha o maior êxito possível.

De uma coisa eu me livro, é dos festejos dos meus amigos benfiquistas aos quais deixo aqui antecipadamente os parabéns pelo título de campeão, mas como disse o Ronaldo - Podem soltar os fogos, e as buzinadelas, porque eu estarei bem longe para os não ouvir.

 

publicado por Nuno Santos às 09:37

e o meu desportivo soma e segue
vai ficar por aí mas não é mau pois
pelas condições que já teve quase a fechar
a atual situação e bastante boa
esse é o meu ponto de vista
vasco sobreira garcia a 18 de Abril de 2014 às 15:30

Passei por aqui para vos desejar uma Feliz Pascoa!!!

Lurdes a 20 de Abril de 2014 às 14:00

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

14
16
19

20
21
22
23
26

28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO