Outeiro Secano em Lisboa

Abril 18 2014

Este é o dia mais importante da quaresma, o dia em que os cristãos celebram o momento em que Jesus foi julgado, condenado e crucifixado. Por todo o mundo há celebrações alusivas ao acto, algumas até bastante bizarras como acontece nas Filipinas, onde as pessoas se auto flagelam, uma coisa sempre degradante de ver.

Em Outeiro Seco o momento celebra-se com a tradicional via sacra ao calvário, um ritual que ainda hoje agrega muitos aderentes, ao contrário das exéquias da quinta-feira santa onde se celebra a adoração da cruz, e ontem por exemplo, apenas contou com pouco mais de uma dezena de pessoas.

Porém eu tenho outras memórias deste dia, embora nem todas relacionadas com este rito cristão. Recordo-me sobretudo que, durante quase vinte anos, dediquei a manhã deste dia à Corrida da Páscoa, uma prova que chegou a ter uma grande popularidade e pôs Outeiro Seco no mapa e no calendário desportivo do atletismo.

Esta prova além de fazer parte do calendário das provas desportivas do INATEL, estava no Anuário do Atletismo, uma publicação que tinha a data de todas a provas nacionais, e chegou a ser anunciada na revista Atletismo, embora esses anúncios fossem pagos, o nosso era oferecida pelo seu diretor e meu amigo, o Prof. António Campos, administrador da Xistarca, a empresa que mais provas desportivas organiza a nível nacional.

Durante alguns anos a equipa de futebol participava também neste dia, num torneio de futebol em Vila Nova de Veiga, onde chegou a sagrar-se campeã.

Hoje as atenções da aldeia estão todas concentrados na representação do auto da Paixão, a essa hora eu irei sobrevoar essa região, a muitos pés de altura, mas estarei a torcer para que cá em baixo, a representação obtenha o maior êxito possível.

De uma coisa eu me livro, é dos festejos dos meus amigos benfiquistas aos quais deixo aqui antecipadamente os parabéns pelo título de campeão, mas como disse o Ronaldo - Podem soltar os fogos, e as buzinadelas, porque eu estarei bem longe para os não ouvir.

 

publicado por Nuno Santos às 09:37

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

14
16
19

20
21
22
23
26

28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO