Outeiro Secano em Lisboa

Maio 17 2018

scp a luto.jpg

Esta semana tenho vivido na qualidade de adepto, um dos momentos mais tristes da minha vida, por causa das situações vividas no Sporting. Depois dos tristes acontecimentos de ontem em Alcochete, hoje agravou-se com as denúncias de alegadas corrupções a agentes desportivos, uma coisa impensável num clube centenário cujos valores, Esforço, Devoção, Dedicação e Glória foram sempre o nosso lema.

 Bem sei que o mundo está em mutação e os valores e a ética vão se perdendo, graças ao fenómeno em crescendo do chamado populismo, o qual permite que pessoas sem grandes valores éticos e morais cheguem ao poder, tanto na política como nas organizações desportivas.

Durante mais de um século da sua existência, o Sporting foi presidido por dirigentes de elevada estatura cívica, a maioria deles com grandes responsabilidades na vida empresarial, social e política do país, que o distinguia dos outros clubes, sendo por isso conhecido como o clube das elites, embora abrangente a todas as classes, mantendo-se fiel aos valores com os quais foi criado.

Infelizmente nos últimos tempos os valores do desporto foram subvertidos, e quando antes se dizia glória aos vencedores, honra aos vencidos, agora o que interessa é ganhar, independente dos meios que se utilizem.

Durante anos as direções do Sporting foram resistindo a essa mudança, sem contudo abdicar da luta pelas vitórias. Ganhávamos títulos nas modalidades, formávamos atletas de craveira mundial como Figo e Cristiano Ronaldo, eramos o clube que mais jogadores fornecia às seleções nacionais, só que nos faltavam os títulos de futebol, porque para isso não bastava jogar apenas no campo.

Por causa disso, a frustração de muitos sportinguistas cedeu ao populismo de Bruno de Carvalho, pensando que consigo seria possível obter os títulos, afrontando o sistema. O resultado da mudança desse paradigma está à vista. Agora o nosso clube corre sérios riscos, ao ponto do pequeno avanço que tivemos, senão conseguirmos emendar rapidamente o rumo, corremos o risco de darmos muitos passos atrás.  

Mas apesar das vicissitudes vividas durante a semana, no domingo lá estaremos no Jamor a assistir à final da Taça de Portugal, esperançados que a mesma seja ganha pelo Sporting, dentro das mais elementares regras desportivas.

 

publicado por Nuno Santos às 00:31

Meu querido amigo Nuno,
Imagino e acredito no que tens sofrido nestes últimos dias, dias negros para a Instituição SCP.
Do meu lado, tenho talvez a vantagem de ser sportinguista 'não praticante'.
Todavia, sinto-me igualmente muito incomodado e revoltado com o que tem factualmente acontecido, para o Sporting, para o Desporto e para Portugal. Isto não é para pessoas de bem que foram formadas por e para valores éticos.
Na minha modesta opinião:
i) como optimista perante situações difíceis com que a vida nos surpreende e,
ii) esperando ver enganado este meu prognóstico antecipado,
... prevejo um final muito triste para o Sporting Clube de Portugal.
Um abraço solidário.
J.

J a 17 de Maio de 2018 às 23:51

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Maio 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO