Outeiro Secano em Lisboa

Junho 21 2015

IMG_2769.JPG

 

IMG_2773.JPG

 

Há várias definições científicas para descrever o Ioga, sendo o mais básico, o conceito que se refere às tradicionais disciplinas física e mentais originárias da Índia, ligada tanto à religião budista como bramista.

Em Portugal o Ioga vai ganhando cada vez mais adeptos, e pese embora haja centros especializados onde se pratica o Ioga, é frequente vermos grupos ou pessoas isoladas a praticarem-no em jardins públicos.

A primeira vez que vi tal prática, já lá vão mais de vinte anos foi em Paris, numa manhã de domingo nos célebres Jardins de Luxemburgo. Já nessa altura e além de praticantes de ioga, havia centenas de praticantes de outros desportos, uma coisa que ainda não estava generalizada em Lisboa, porque a cidade também não tinha muitos espaços apropriados. Eles só nasceram praticamente com a Expo, e depois com os Pólis e os calçadões nas praias.

Alguns anos mais tarde vi também uma aula ao vivo, num jardim em Barcelona. Esta aula foi praticada em casa do meu filho, em Amsterdão, e ministrada pela Rita à Celeste.

Claro que há idades para tudo, por isso vejam o esforço que a Celeste fez, para a acompanhar. Mas como a experiência é a madre das cousas, claro que se continuasse a praticar em breve a Celeste dominaria a mente e o corpo, só que ela diz que já não tem corpo para estas práticas, por isso fica-se pelas caminhadas.

publicado por Nuno Santos às 07:04

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
17
20

22
23
24
25
26
27

29
30


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO