Outeiro Secano em Lisboa

Maio 01 2015

 

 

12695_000qw82b[1].jpg

 

A história do 1.º de Maio simboliza a luta dos trabalhadores pela luta de melhores direitos, sobretudo da redução do horário de trabalho, remontando a 1886 quando, operárias e operários da indústria têxtil se manifestaram em Chicago, sendo severamente reprimida com sangue e mortes.

Nos anos seguintes essa luta intensificou-se e alargou-se a outras cidades e países, sempre com grande repressão dos trabalhadores e trabalhadoras, até que em 1919 o senado francês decretou este dia como feriado, seguida pela Rússia no ano seguinte. Em Portugal o 1.º de Maio só viria a ser considerado feriado, após o 25 de abril, estando esse dia associado a uma das maiores manifestações de sempre, realizadas no nosso país.

Actualmente o 1.º de Maio tem sido notícia no nosso país, pelas comemorações em separado, das duas centrais sindicais, mas sobretudo pelas campanhas de marketing realizadas pelo Pingo Doce. Porém o 1.º de Maio deste ano ficará marcado, pela greve de dez dias dos pilotos da TAP, a qual se iniciou à meia noite.

Uma greve que embora sendo sindical, porque foi convocada por um sindicato, tem contra si a maioria dos trabalhadores da TAP. As greves são quase sempre convocadas por razões objectivas, opondo os trabalhadores ao patronato, só que neste caso, existe uma grande nublosa em torno desta greve, não se conhecendo bem as reivindicações dos pilotos.

O que se sabe é que a TAP, não será a mesma após esta greve de dez dias, por causa do impacto negativo que a mesma irá causar, tanto na companhia como na economia nacional.

Aproveitando o feriado e juntando mais alguns dias de férias, iremos viajar neste dia, aproveitando para matar saudades paternais. Mas como a companhia que nos transporta não é a TAP, esperamos estar a salvo dos habituais constrangimentos que, estes conflitos costumam causar.

Um bom feriado para todos, e viva o 1.º de Maio.

publicado por Nuno Santos às 07:59

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
16

17
19
21
22

25
26
27
28
29
30

31


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO