Outeiro Secano em Lisboa

Maio 01 2014

Pela sua história e simbologia este dia, deveria ser um dia de luta, mas ultimamente tem sido desvalorizado, pese embora se mantenha o feriado, coisa que já não acontece em muitos dos países. Em Portugal as actividades do 1.º de Maio limitam-se às concentrações nas principais cidades, promovidas pelas centrais sindicais, às quais aderem aqueles com maior militância, quase sempre os mesmos, porquanto, na generalidade dos trabalhadores grassa um enorme desinteresse e falta de militância, resultando depois naquilo que assistimos ainda ontem, com a apresentação do DEO - Documento de Estratégia Orçamental.  Apesar das expectativas criadas, O DEO resultou apenas na criação de mais impostos para os trabalhadores, ou seja; um aumento de 0,2% nos descontos para a Segurança Social e no aumento de 0,25% no IVA.

O resto foi um tira daqui e põe ali, tudo para tentar reduzir o impacto negativo do resultado nas eleições que se aproximam, quer nas do próximo dia 25 de Maio para o Parlamento Europeu, como para as Legislativas em 2015.

Mas esse desinteresse é transversal a toda a sociedade. Na passada terça-feira a OTOC – Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas que tem quase cem mil associados, aprovou em assembleia geral uma medida que vai hipotecar o futuro da Ordem, ao contrair um empréstimo de vinte milhões de euros, para aquisição de novas instalações. Pois apesar da quase centena de milhares de sócios ou membros como eles gostam de dizer, não chegou a duzentos membros os que estiveram na assembleia, onde se aprovou tão importante matéria.

Isto é fruto da democracia que, os partidos que nos têm governado, sempre quiseram implementar, a democracia votante e não militante, De quatro em quatro anos os eleitores depositam o seu voto e depois os eleitos governam-se.  

 

publicado por Nuno Santos às 09:37

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Maio 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


20

28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO